Nós solicitamos o comprovante de atividade como parte dos nossos procedimentos de Conheça Seu Cliente (KYC). O objetivo é que o Estabelecimento comprove a atividade econômica em que utilizará a adquirência.
O que é e como enviar?
Sabemos que durante o processo de envio de documentos podem surgir dúvidas como “O que enviar como comprovante de atividade” ou “O que seria um comprovante de atividade válido?”.
Para sanar tais dúvidas e fornecer um direcionamento mais claro sobre esse processo, disponibilizamos alguns exemplos abaixo de acordo com o ramo de atividade do estabelecimento.
Loja física
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- Foto da fachada do estabelecimento com a placa visível (Caso não haja fachada, enviar uma foto do interior do estabelecimento com algum elemento de identificação, seja placa, cartão de visitas, banner e etc.);
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- Foto do estabelecimento em que realiza suas atividades (Foodtrucks, barracas, lojas de rua e semelhantes);
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- Alvará de funcionamento do estabelecimento.

Loja virtual
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- Captura de tela/Printscreen da página do vendedor no marketplace com os dados cadastrais visíveis.

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- Captura de tela/printscreen da página inicial da loja virtual (e-commerce) com a URL visível;

Vendas em marketplace (OLX, Mercado livre, Magalu e etc)
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- Captura de tela/Printscreen da página do vendedor no marketplace com os dados cadastrais visíveis.

Foto do cartão de visita físico
Além dos métodos anteriores, você também pode enviar uma foto do seu cartão de visita físico como comprovante de atividades da sua empresa.
Para isso, siga estes passos simples:
- Segure o seu cartão de visita com uma das mãos.
- Tire uma foto clara do cartão, certificando-se de que todas as informações estejam legíveis.
- Não é necessário mostrar o rosto, apenas a mão segurando o cartão de visita.

Estabelecimentos que não possuem loja física ou virtual
- Captura de tela/printscreen ou fotos do canal de divulgação do negócio (perfil do negócio em redes sociais (com o login efetuado), cartão de visita impresso, materiais gráficos de divulgação e etc;
- Notas fiscais de compra emitida por fornecedores (até 90 dias);
- Para prestadores de serviços que não possuem nenhum canal/material de divulgação: fotos das ferramentas de trabalho ou do serviço que é prestado.

Redes Sociais Comerciais
- Captura de tela/Printscreen do perfil da rede social do estabelecimento, estando logado na conta;
- Necessário ser um perfil comercial;
- Deve ser uma rede social ativa, com publicações, movimentações e seguidores ativos.

Informações importantes
Para os clientes que atuam em atividades regulamentadas por conselhos federais ou estaduais, a carteira atualizada do conselho também pode ser enviada (OAB, CRM, CREF e etc).
Lembrando que ao enviar foto de documentos impressos se faz necessário uma atenção redobrada ao enquadramento e legibilidade do documento na imagem.
Comprovante de atividade negado
Quando houver algum problema com o comprovante de atividade enviado o documento será recusado e o motivo indicado.
Os motivos possíveis para recusa do documento:
Documento ilegível
Fotos, prints ou documentos com resolução muito baixa ou outro problema que prejudique a visualização das informações.
Documento com informações insuficientes/incompletas
Alguns exemplos de situações:
- Foto da loja física sem a identificação do nome da loja;
- Fotos, prints ou documentos faltando informações, em desacordo com as orientações para envio de documentos;
- Imagem cortada.
Print de rede social sem login efetuado
Print de tela do perfil do negócio em rede social sem o indicativo de que o login na conta responsável foi efetuado.
Impossibilidade de identificação da atividade exercida
Caso de fotos, prints ou documentos que não são adequados a comprovar a atividade econômica exercida.
Cadastros negados
Existem alguns casos em que um cadastro poderá ser negado. Nestes casos, não compartilharemos os motivos específicos que levaram a tal decisão por considerarmos como confidenciais.
Essa prática não somente é uma medida de segurança necessária para garantir a integridade e eficiência do processo da análise de KYC realizada, mas também está alinhada com as melhores práticas de mercado e recomendações regulatórias.
Ao manter a confidencialidade sobre os detalhes específicos das análises de KYC, estamos, na verdade, fortalecendo a segurança de todos os envolvidos, garantindo a integridade da nossa plataforma e do mercado de meios de pagamento.
Em caso de qualquer dúvida, fique à vontade para entrar em contato conosco via chat ou chamado. Estamos disponíveis de 09 às 18 horas de segunda à sexta-feira.